data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
As sanitizações em espaços públicos continuam em Santa Maria. Desde a segunda quinzena de março, quando começaram as ações de combate ao novo coronavírus, locais da cidade recebem jatos de um produto, normalmente usado em limpeza hospitalar, que é capaz de agir contra o coronavírus. No final da tarde e começo da noite desta quarta-feira, a higienização ocorreu em pontos do Centro, como na Rua Alberto Pasqualini e Floriano Peixoto. A medida também deve ocorrer no entorno de unidades de saúde e hospitais da cidade.
Segundo o secretário de Meio Ambiente Guilherme Rocha, esse tipo de ação segue até que a pandemia seja controlada:
- Nós não temos como prever até quando as sanitizações vão acontecer, porque além de não termos ainda um controle da pandemia, nós contamos, também, com a iniciativa privada para a realização deste processo - diz.
Ainda de acordo com o secretário, é uma conjuntura de fatores que determinam a continuidade, mas tem muita gente empenhada em manter esse protocolo de higienização ativo.
São Gabriel registra primeira morte por Covid-19
A intenção é descontaminar espaços públicos que tenham tendência a aglomeração de pessoas e grande circulação de pedestres. O Secretário garante que já foi feita a cobertura de todos os bairros da cidade e que, agora, as equipes contam com dados fornecidos pelo Observatório Covid-19 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
VÍDEO: com drive thru, vacinação da gripe teve movimento tranquilo na quarta-feira
- A UFSM nos forneceu um mapa de calor e estamos atacando diretamente nestes locais. Os mapas mostram onde tem maior ocorrência da doença, como por exemplo, nos bairros Camobi, Fátima e Centro. Além destes locais, continuamos focando nas vias de maior circulação da cidade, como avenidas e ruas mais movimentadas - explica o Secretário.
As sanitizações seguem ocorrendo pela cidade, com a frequência de três vezes por semana, geralmente nas segundas, quartas e sextas-feiras.